quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

"Eco lixo"

Ahhh... como é bom postar alguma coisa boa! =D

Quem disse que plástico é o fim do mundo?! Pelo contrário, quando se trata de embalagens, quando comparado com outros materiais, está comprovada a importância do plástico na redução do consumo de energia e de emissão de gases.

Mas como nem tudo são rosas, ainda temos o problema da destinação. Afinal de contas, os sacos para lixo uma hora vão para o lixão!

Felizmente, de vez em quando a mente humana resolve trabalhar para alguma coisa que não seja bolar armas ou planejar atacar um país. Várias empresas já desenvolveram os sacos de lixo biodegradáveis! (eu nunca fiquei tão empolgada na minha vida como no dia e que eu descobri isso! ^.^) São os chamados plásticos oxi-biodegradáveis, porque sofrem decomposição acelerada quando em contato prolongado com oxigênio, microorganismos e raios solares, se desintegrando sob ação do ar e água, decompondo-se em no máximo 100 dias. Há uma marca que diz que a decomposição do seu produto começa 2 meses após o uso do saco! Veja algumas estatísticas clicando aqui.

Pra uma coisa tão legal, a gente já vai pensando que alguma coisa errada tem que ter! Bom, eu me perguntei se ele não iria se decompor já dentro da embalagem, antes mesmo de ser utilizado. Fiquei aliviada ao descobrir que em condições normais de armazenamento, ele dura até 2 anos!

Eu tô muito fã desse negócio! O que acontece é que a tecnologia por trás desses sacos faz com que as ligações entre os carbonos se enfraqueçam mais facilmente, e o saco se degrada totalmente após um tempo menor que o convencional, gerando água, dióxido de carbono e uma pequena quantidade de biomassa inofensiva. Para ver um esquema animado sobre como funciona a degradação (e outros dados), clique aqui, vá até o fim da página, e clique na figura abaixo de "Como funciona".

Nesse site também há várias das vantagens dos plásticos oxi-biodegradáveis, entre elas:

*São recicláveis juntamente com plásticos convencionais, antes do início de sua degradação.
*Podem ser fabricados a partir de plásticos reciclados.
*Podem ser reutilizados enquanto não começarem a se degradar.
*Podem ser destinados a compostagem após o descarte.

Eu confesso que estou tendo que abafar MUITO a entusiasta ambiental dentro de mim, para não dar o maior "piti" virtual aqui. Essa nova tecnologia quebra um galhão.

Eu achava que o preço ia ser tão azedo, que seria totalmente inacessível para meros mortais (leia-se pessoas que não são políticos com dinheiro roubado saindo pelo cano ou celebridades). Qual foi minha surpresa ao me deparar com eles enquanto fazia compras no Extra! Pensei que ia ser uns R$ 30, como tinha dito um professor meu (que era melhor ter ficado calado). A maravilha custava R$ 12,90, uma embalagem com sacos de 30 litros! Dá pra ser mais perfeito do que isso?!

!!! Entrei num site e descobri que tem uma marca que vende a R$ 7 a embalagem com 100 unidades de 15 litros, e R$ 29,50 de 100 litros!
Resta saber se todas as marcas prestam mesmo. Se vocês estão reclamando do preço, tenha dó né gente! Curtiram estragar o planeta? Agora se virem pra consertar, nem que isso custe mais dinheiro!
Abraços e feliz ano novo a todos!

Nenhum comentário: