quinta-feira, 20 de março de 2008

Piada

Agência EFE

Canadá modificará caça de focas para reduzir crueldade

O Governo canadense anunciou hoje(10/03/2008) que estabelecerá novas medidas para que a caça de focas seja menos cruel e evitar que os países europeus imponham o embargo à importação de peles desses animais (claro, pq eles fariam isso se não envolvesse dinheiro, o elixir da vida?!). As autoridades canadenses também informaram que este ano será permitida a caça de 275 mil focas harpa, das quais 4.950 serão destinadas aos caçadores indígenas.
No ano passado, o país autorizou a caça de 270 mil focas.

Segundo o Ministério de Pesca canadense, "o Governo adotou medidas para garantir que a caça continue sendo realizada de uma forma humana (curiosa... forma humana de se matar uma foca... confusa... o.O), adotando recomendações do Grupo Independente de Trabalho de Veterinários".
As autoridades canadenses não especificaram os detalhes das medidas, mas o jornal "The Globe and Mail" informou hoje que as novas normas obrigarão os caçadores a cortar as artérias dos animais para assegurar que eles morram de forma rápida e reduzir, assim, seu sofrimento (me recuso a comentar isso).

Em dezembro do ano passado, o Painel de Saúde e Bem-estar Animal da Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) divulgou os resultados de um estudo que tinha como objetivo avaliar se as focas poderiam ser mortas de forma rápida e efetiva sem que sentissem dor, medo e outros tipos de sofrimento evitáveis.

Os cientistas europeus concluíram que há formas de evitar o sofrimento, mas na prática nem sempre são aplicadas e esses animais morrem de forma lenta e agonizante.
Organizações de defesa dos direitos animais aproveitam todos os anos a abertura da temporada de caça de focas no litoral atlântico canadense para protestar contra a prática, que consideram desumana e injustificada.

Nos últimos anos, o Canadá lançou intensas campanhas de relações públicas na Europa para combater o que qualifica como "indústria de protestos" e o insaciável apetite das organizações ambientalistas para arrecadar dinheiro (pelo menos essa arrecadação tenta poupar a vida das focas no final).

Até agora, os caçadores canadenses eram obrigados a comprovar que as focas estavam mortas antes de despelá-las, tocando os olhos do animal para observar algum tipo de reação. Mas este método em muitas ocasiões não pode ser usado pelas condições nas quais a caça é realizada.
Apesar disso, o Governo canadense afirma que 98% das focas são mortas sem crueldade (aham ¬¬).

No entanto, estudos da organização IFAW, que protesta contra a caça de focas desde meados dos anos 60, indicam que até 42% dos animais mortos "provavelmente estavam conscientes quando foram despelados".

Notícia completa em http://www.vidavegetariana.com/artigos/efe/canada_focas.htm.

Sobre a caça das focas para a indústria de peles:

Um comentário:

Anônimo disse...

Oie ju!
Piada não, piadas!!
Cortar a artéria para que morram sem dor...
Como tudo, é só ter o "elixir da vida" no meio que fica complicado de resolver, que coisa né?

Bom, num posso falar muito que sou extremamente carnívoro, mas numtenho coragem de judiar dum bichinho assim não...

Até mais moça